Promoção da Saúde

Conforme definido pelo Ministério da Saúde brasileiro, a promoção da saúde é uma das estratégias usadas para buscar a melhoria da qualidade de vida da população, através de ações que devem considerar os determinantes sociais da saúde e, de que maneira eles causam impacto na qualidade de vida da população.

Os determinantes sociais são compostos por fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais que influenciam o processo saúde-doença. Iniciativas de cessação do tabagismo, melhorias no saneamento básico, promoção de atividades físicas comunitárias, prática de alimentação saudável, promoção de atividades culturais, urbanização consciente e preservação da natureza, práticas que diminuem a emissão de carbono na atmosfera são alguns dos muitos exemplos de práticas que promovem saúde.

O câncer geniturinário pode ter sua incidência reduzida decorrente de muitas destas práticas. A alimentação saudável, rica em verduras e legumes com ação antioxidante, associado a baixa ingestão de gorduras saturadas, embutidos e carne processada, podem impactar no risco de desenvolver obesidade e consequente risco de desenvolver câncer de próstata e de rim, por exemplo.

Práticas que estimulem a cessação do tabagismo podem impactar no risco do desenvolvimento do câncer de bexiga, ureteres e pelve renal, todos muito associados ao uso de cigarro. Além disso, a prática regular de atividade física é importante determinante da saúde, reduzindo o risco de diversas doenças, como as cardiovasculares e o próprio câncer.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.