Hormonioterapia

O câncer surge a partir de uma célula normal do organismo e ele carrega algumas características biológicas destas células de origem. A próstata e a mama, por exemplo, compõem-se por células que são dependentes do estímulo de hormônios para se desenvolver normalmente.

O câncer que surge na próstata e na mama, são exemplos de doenças cuja retirada do estímulo hormonal pode ser usada com objetivo terapêutico, inibindo o crescimento e até matando as células do câncer. Embora o termo Hormonioterapia passe a ideia de um tratamento com hormônios, o que ocorre é exatamente o contrário, já que o tratamento contra o câncer se dá pelo uso de medicações que inibem a produção de hormônios, bloqueiam a ação deles nas células do câncer ou até mesmo através da retirada cirúrgica dos testículos ou ovários que produzem estes hormônios.

A hormonioterapia pode ser feita através do uso contínuo de comprimidos e/ou através do uso de injeções subcutâneas de forma regular e seus efeitos podem ser revertidos na maior parte dos casos pela interrupção do tratamento. A retirada dos testículos ou dos ovários com intenção terapêutica também pode ser feita em casos selecionados, mas tem caráter irreversível.

Os principais efeitos colaterais são decorrentes da falta do estímulo hormonal no organismo como por exemplo perda da libido, impotência sexual, ressecamento vaginal, perda de massa muscular, alterações no colesterol e ganho de peso.

No câncer geniturinário, a hormonioterapia tem papel fundamental no tratamento do câncer de próstata desde a fase inicial e principalmente nas fases avançadas da doença. Novos agentes hormonais têm sido desenvolvidos para tratar o câncer de próstata e têm melhorado muito a probabilidade de sucesso com o tratamento.

A avaliação criteriosa do estilo de vida, comorbidades, sexualidade e expectativas do paciente quanto ao tratamento, são feitas pelo oncologista clínico, com o intuito de trazer o melhor benefício da hormonioterapia no tratamento do câncer de próstata com o menor impacto possível na qualidade de vida do paciente.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.