A oncologia clínica é uma especialidade da oncologia relativamente recente e, junto da cirurgia oncológica e da radioterapia, compõem a principal frente de cuidado do paciente com câncer. A cirurgia foi uma das primeiras modalidades de tratamento, mas era capaz de curar poucos casos de câncer e gerava resultados muitas vezes mutilantes.
Isso era decorrente de um entendimento que o câncer era uma doença localizada e as técnicas cirúrgicas ainda não eram muito sofisticadas. Com a descoberta da radiação e a possibilidade de usá-la como modalidade terapêutica, a radioterapia passou a fazer parte do tratamento do câncer, mas também sendo capaz de tratar somente o local de manifestação da doença e ainda com tecnologia que gerava muitos efeitos adversos.
A oncologia moderna surgiu depois do entendimento que o câncer não era uma doença localizada e sim sistêmica, ou seja, com capacidade de se disseminar pelo organismo apesar do tratamento local com cirurgia ou radioterapia.
Assim surge a Oncologia Clínica, que passa a desenvolver o cuidado do paciente com câncer entendendo a doença de forma sistêmica e usando de estratégias terapêuticas que, junto com a cirurgia e radioterapia com técnicas aperfeiçoadas e modernas, é capaz de alcançar melhores taxas de cura e resultados mais favoráveis.
O oncologista clínico, como Dr Flavio Cárcano, é capaz de coordenar a linha de cuidado do paciente com câncer, somando esforços de uma equipe multidisciplinar para encontrar a melhor estratégia de tratamento para o paciente. Veja em Cuidado Médico sobre as diferentes modalidades de tratamento que o oncologista clínico usa para montar a estratégia terapêutica.
© 2024 Dr. Flavio Cárcano | CRM: 93.205 | RQE: 56071 – Todos os Direitos Reservados
Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.